Origem do Bacalhau do Porto:
O
bacalhau do Porto foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que durante as grandes pescarias, já realizavam o processo comum de salga do pescado desde o século XIV, época das grandes navegações.
Benefícios do Bacalhau:
O Bacalhau Gadus Morhua, também conhecido como Cod, tem alto valor nutritivo, e é uma grande fonte de proteínas, rico em ferro e fósforo e possui vitaminas A, E e D, que são excelentes para o organismo. O bacalhau também contém ômega-3 (o qual ajuda a diminuir o LDL- colesterol ruim e triglicerídeos) e aumenta o HDL (colesterol bom). Além de tudo isso, o bacalhau ainda previne e controla doenças, pois apresenta ômega-6 e ácido graxo essencial para o sistema imunológico.
Valores nutricionais:
100gr de bacalhau = 350 calorias, 81 gramas de proteína e 50 mg de cálcio.
Cuidados que devem ser tomados:
O bacalhau assado é mais saudável que o frito. As pessoas com pressão alta devem ter cautela ao consumir bacalhau, pois a porção de 100gr contém cerca de 2,807mg de sódio, um pouco acima do que pode ser consumido em um dia inteiro que é de 2.000mg.
Receita de Bacalhau Gadus Morhua
Ingredientes:
- 1kg de lombo de bacalhau Gadus Morhua dessalgado
- 1 xícara (chá) de azeitonas pretas portuguesas
- 200 gr de pimentão vermelho
- 200 gr de pimentão amarelo
- 200 gr de tomate sweetgrape
- 200 gr de aspargo fresco
- 200 gr de batata pirulito
- 6 raminhos de tomilho fresco
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 cebola
- 6 raminhos de alecrim fresco
- 6 dentes de alho inteiros
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Folhinhas de tomilho fresco
- Aproximadamente 1 – 1,2 litros de azeite extra virgem
Modo de preparo:
1. Comece limpando o lombo de bacalhau Gadus Morhua, retirando seu couro e sua espinha.
2. Em uma panela, despeje todo o azeite, adicione os dentes de alho (não precisa cortar e nem descascar, apenas esmague), a cebola, a pimenta (cortada ao meio e sem as sementes), raminhos de alecrim e tomilho (todo o lombo deve estar coberto pelo azeite).
3. Ligue o fogo, este deve estar sempre baixo, nunca deixe ferver. O processo é de cozimento, não de fritura, então, caso perceba que está começando a levantar fervura, desligue o fogo e depois ligue novamente. É necessário acompanhar esse processo. A temperatura ideal é de 52ºC.
4. O tempo aproximado de cozimento gira em torno de 40 minutos.
5. Enquanto isso, cozinhe as batatas pirulito em água com sal, até ficarem macias.
6. Após as batatas estarem cozidas e, faltando poucos minutos para o bacalhau estar pronto, puxe em uma frigideira com azeite de oliva, alho e alecrim, os pimentões, o aspargo, o tomate sweetgrape e as batatas pirulito, até as verduras ficarem al dente.
7. Passados os 40 minutos, retire o lombo de bacalhau da panela e acomode-o em uma travessa. Tempere com sal e pimenta do reino, e regue com bastante azeite (do bacalhau e das ervas), salpique as azeitonas pretas e folhinhas de tomilho e acrescente as verduras prontas.
8. Sirva e bom apetite!
Dicas
Para dessalgar, deixe o bacalhau de molho por 24h em uma bacia com água, na geladeira, sendo que essa água deve ser trocada a cada 6 horas. Após este tempo, escorra totalmente o bacalhau.
Com o azeite do cozimento, coe, e coloque em molheiras para que seus convidados possam ir regando seu bacalhau.
Com esse azeite coado, você terá um azeite deliciosamente aromatizado, para utilizar em todos os acompanhamentos ou para conservas.