Aguarde...
R$ 20,81 no boleto, depósito bancário ou PIX
O café da manhã está entre as três principais refeições do dia. E ele merece certa atenção, devido ao longo período que a pessoa ficou sem ingerir qualquer alimento. Por isso, é importante fazer uma refeição equilibrada, leve, com uma boa diversidade de carboidratos, vitaminas e fibras. E para isso, os cereais são uma ótima opção.
Por cereal entende-se: aveia, flocos de milho, de arroz, fibra de trigo e granola. E eles também podem ser integrais, sendo uma opção ainda mais saudável para a sua refeição. Para os intolerantes ao glúten, são uma ótima opção também, uma vez que os cereais, com exceção do trigo, são gluten free.
Benefício dos cereais:
Os cereais em geral são muito benéficos para a saúde. Eles agrupam muitas propriedades, principalmente se mesclados, como é o caso da granola.
Em geral, eles ricos em vitaminas do complexo B. Além disto, a aveia, por exemplo, ajuda no combate ao colesterol, devido a presença da Betaglucana. Ela também é rica em zinco, selênio e magnésio. O floco de milho contém fibras e carboidratos. Já o floco de arroz é fonte de carboidratos e aminoácidos.
A granola é fonte de carboidratos complexos devido aos de cereais integrais, grãos e sementes. Este tipo de carboidrato tem um menor índice glicêmico. E por contar também com oleaginosas e frutas secas em sua composição, a granola é uma opção com mais vitaminas e fibras, que é auxilia o bom funcionamento do intestino.
Existem algumas opções de cereais que levam adição de açúcares, o que tornam o alimento mais calórico, sem necessariamente deixá-lo mais nutritivo. Com esses, é preciso estar atento na quantidade consumida – principalmente por aqueles que desejam perder peso ou ter uma alimentação equilibrada.
Como consumir:
Você pode consumi-los com leite, ou iogurtes no café da manhã ou no lanche. Também pode inclui-los no preparo de vitaminas, smoothies e mingaus.
Você pode preparar barrinhas de cereais e tê-las sempre à mão para a hora que sentir fome. Se preferir, pode comprá-las prontas. Existem diversas marcas com propostas diferentes: desde as mais naturais, àquelas com adição de açúcar, ou chocolate, por exemplo.
Com relação aos grãos: são pequenos frutos secos com ou sem casca, produzido por pequenas flores das gramíneas. Por exemplo, o arroz, cevada, aveia, centeio, milho, quinua, trigo sarraceno, grão-de-bico, soja e café. Os frutos das leguminosas, como o feijão e a lentilha, também são tidos como grãos por muitos.
É muito comum encontrar grãos integrais, qu são aqueles que não passam pelo processamento ou refinamento. Isso preserva os nutrientes existentes na membrana e na casca do grão, deixando o mais benéfico para a saúde. Assim sendo, eles são mais saudáveis que os grãos processados.
No mercado, você encontra os grãos tanto a granel (para comprar o peso que desejar), ou embalagens de 500g ou 1kg.
Benefício dos grãos:
Em uma alimentação balanceada, a ingestão de grãos é diária, pois são fonte de fibras, vitaminas e minerais. Eles também são uma importante fonte de proteína vegetal, sendo seu consumo indispensável para vegetarianos.
Por serem ricos em fibras, auxiliam no controle do colesterol e na redução da concentração sanguínea do LDL (colesterol ruim). As fibras também melhoram o transito intestinal.
Dicas de consumo:
Os grãos podem ser o prato principal, como em saladas de grão-de-bico ou quinua. Ou o ingrediente de diversas receitas, como tortas, pães e bolos. Você também pode adicioná-los ao leite, iogurte, salada de fruta, vitaminas e smoothies.
Curiosidades:
A quinua é considerada o grão mais completo do mundo! Tem mais ferro do que o feijão; mais proteína do que o leite; rica em fibras, zinco, aminoácidos (valina, histidina, triptofano e isoleucina) e vitaminas do complexo B. Suas quantidades impressionantes de ômega 3 e 6 ajudam na prevenção de doenças cardíacas.
E você a encontra tanto em grãos, quanto em farinha.