Aguarde...
Bem-vindo à categoria especial de frutas secas e desidratadas da Banca do Ramon! Aqui, você encontrará informações sobre elas, desde os diferentes tipos até as formas de consumi-las. Confira abaixo as informações e tire todas as suas dúvidas antes de comprar suas frutas secas:
Frutas secas são aquelas que foram secas, seja de forma natural, ou industrial para posterior consumo. Este processo aumenta a vida útil da fruta, permitindo que ela seja comercializada e consumida por mais tempo do que a fruta fresca. E isso sem retirar suas vitaminas, sais e minerais.
No processo de secagem mais comum no mercado, a retirada de água se dá através do calor produzido artificialmente. Durante o processo, a temperatura, umidade e a corrente de ar são controladas cuidadosamente. Assim, evitam-se perdas nas propriedades das frutas. A secagem feita por exposição solar é conhecida como dessecação.
Hoje, no mercado, é possível encontrar uma grande variedade de frutas frescas, como uvas, ameixas, tâmaras, cocos, maçãs, damascos, bananas, cranberry, figos, kiwis, mangas, pêssegos, peras, caquis, abacaxis, morangos e tomates.
As frutas secas trazem para saúde os mesmos benefícios do que as suas respectivas frutas ao natural. E isso varia de fruta para fruta. A banana, por exemplo, é rica em potássio; a ameixa em fibras... Sabendo disso, é fácil você misturar as suas preferidas para ter uma boa variedade de sais, minerais e vitaminas na sua alimentação.
Por certo, o maior benefício das frutas secas é a sua praticidade. Não fazem sujeira, são fáceis de levar com você e consumir onde e quando desejar. Você pode incluí-la na sua refeição, misturando em pratos ou sozinha, como lanches entre as refeições.
O ideal é fazer um bom mix de frutas secas, agregando a ele frutas de casca rija, as famosas oleaginosas. São elas: noz, castanha do Pará, macadâmia, amendoim, pistache e castanha de caju. Assim, você consome variados nutrientes e não enjoa.
Esse mix pode ter mais frutas, sendo ideal para consumir com iogurtes e saladas de fruta. Você pode usá-lo ainda em receitas de pães, tortas e bolo. Ou mais oleaginosas, dando um toque mais salgado. Vai bem com saladas e couscous marroquino, por exemplo.
Caso não haja adição de açúcar na fruta seca o valor calórico é praticamente o mesmo da fruta fresca. Mas é preciso ficar atento: por ser menor, é mais fácil consumir mais da fruta seco do que seu equivalente ao natural.
A indicação nutricional é de 30g de mix por dia. Mas o ideal é procurar uma nutricionista para que ela adeque o seu consumo a sua necessidade.