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AZEITES

Azeites

Um dos mais antigos ingredientes da cozinha, o azeite de oliva é o óleo extraído da azeitona, fruto da oliveira. Usado no preparo e na finalização de inúmeros pratos, pode ser classificado em:

  • Extra virgem: A gordura é obtida através de azeitonas sãs, sem o uso de produtos químicos. Seu grau de acidez é inferior a 0,8%. O azeite extra virgem também não pode ter defeitos gustativos, como o ranço, por exemplo.
  • Virgem: É extraído da mesma forma que o azeite extra virgem. Tem aroma fresco e frutado e possui um grau de acidez inferior a 2%.
  • Refinado: Aqui, as azeitonas utilizadas foram atacadas por pragas, doenças ou danos mecânicos. Por isso, o azeite precisa ser purificado artificialmente pelo processo de refinação, a fim de lhe retirar a acidez excessiva. Retira-se também a cor escura e as impurezas e os maus cheiros. Após este processo, o azeite fica sem sabor, sem cheiro e sem cor, por isso adiciona-se algum Azeite Virgem para lhe conferir tais propriedades. Pode ter qualquer acidez até 1,0%, consoante o que lhe for retirado na refinação.

Dentre os melhores e mais premiados azeites do mundo estão os de origem portuguesa, espanhola e grega. Alguns deles, como Mondegão, Ybarra, Mykonos, Carbonnel e La Masia, você encontra na Banca do Ramon.

 

Benefícios do azeite:

Dentre os benefícios do azeite de oliva, estão:

  • Melhora na digestão das gorduras por parte do organismo
  • Controle da pressão arterial
  • Redução da quantidade de LDL (mau colesterol)
  • Previne e combate a diabetes
  • Fortalece os ossos, por ser rico em vitamina K
  • Alta concentração de polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres.

Também são muito usados em benefício da beleza e saúde dos cabelos, devolvendo os nutrientes que os fios precisam. Para realizar as famosas umectações, é preciso usar azeite extra virgem.

 

Recomendações de consumo:

A quantidade recomendada de consumo do azeite de oliva por dia é a de duas colheres de sopa por dia; ou seja, cerca de 30g. Mais do que isso não é recomendado devido ao alto teor calórico.

Curiosidades:                                                                                    

Existe uma polêmica em torno do azeite: usá-lo ou não no preparo de pratos que vão ao fogo? Isso porque ao serem expostos a altas temperaturas, os ácidos graxos deste óleo se modificariam e se transformariam em gorduras trans. Mas alguns profissionais da saúde argumentam que o tempo em que o azeite fica exposto ao fogo não é o suficiente para que ele perca todos os seus nutrientes e que é melhor cozinhar com ele do que com outras gorduras menos saudáveis, como o óleo de soja.

Conheça nossas opções de excelentes azeites!