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BACALHAU

Bacalhau

O bacalhau é o nome dado a cinco tipos diferentes de peixes, após o processo de cura (salga e secagem), que é como costuma ser comercializado. São eles:

  • Gadus morhua: o legítimo, conhecido tradicionalmente como bacalhau do porto, pescado em águas profundas do Atlântico Norte. Sua cor é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais branca e sua carne é mais nobre devido a alimentação disponível em seu habitat. Suas lascas são claras e tenras.
  • Gadus macrocephalus: pescado no oceano Pacífico Norte, esse peixe é mais fibroso e suas lascas não se soltam facilmente. Sua cor é branca, mesmo quando seco e seu sabor é característico.
  • Saithe: Com uma cor mais escura e sabor intenso, esse peixe é considerado um primo mais barato. Sua carne desfia com facilidade quando cozido.
  • Ling: De cor branca, porém, com postas mais finas, que não desfiam facilmente, essa espécie é ideal para receitas grelhadas, pois é mais firme e não se desfaz.
  • Zarbo: um dos menores, e, por isso, com postas mais finas também, esse peixe de textura mais firma é muito utilizado na preparação de bolinhos e caldos.

Segundo a legislação apenas o Gadus morhua e o Gadus macrocephalus são considerados verdadeiros. No comercio eles ainda podem ser classificados nas seguintes categorias: Imperial, o mais nobre; Universal – com alguns defeitos pequenos que não comprometem a qualidade; e Popular – que contém falhas causadas no processo de pesca.

Ainda que em outros países sua presença seja constante na alimentação, no Brasil, o consumo de bacalhau aumenta na época da Quaresma. Isto porque o País é o maior em números de fiéis católicos. E este é um período importante para a religião, onde se evita carne vermelha, aves e suínos às quartas e sextas-feiras.

 

Benefícios do bacalhau:

Além de saboroso, o bacalhau é muito nutritivo e enrique a dieta. Veja, agora, alguns dos seus benefícios para a saúde:

  • Rico em proteínas e contém poucas calorias
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol por ser rico em niacina, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim em seu corpo
  • Reduz o risco de arritmia ou morte súbita graças à presença de EPA, DHA e ácidos graxos ômega 3
  • Ajuda a controlar a pressão alta e a evitar doenças cardíacas devido a alta concentração de ômega 3
  • Reduz risco de leucemia, mieloma múltiplo e linfoma Hodkin, de acordo com o estudo canadense publicado na edição Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention
  • Reduz risco de trombose profunda, por ser rico em ômega 3 - que afina o sangue
  • Rico é vitaminas A, E e D

Contra indicação:

Apesar de todos os benefícios, a ingestão de bacalhau deve ser moderada, especialmente por pessoas que sofrem de hipertensão arterial, isso porque, devido à cura, o peixe é rico em sódio e, por isso, o processo de dessalgue precisa ser feito adequadamente. 

Outro ponto a se atentar, caso haja consumo excessivo, é que isso pode causar coagulação sanguínea, aumentando assim, o risco de derrames hemorrágicos.

 

Sugestões de consumo:

Muito presente na culinária portuguesa, é o ingrediente principal de pratos como bolinho de bacalhau, bacalhoada e torta de bacalhau, entre tantos outros. Bacalhau assado, cozido, em recheios de tortas, bolinhos e escondidinhos... O que não falta são formas de saborear essa delícia. Para ver algumas receitas com bacalhau, acesse nosso blog: https://bit.ly/2nGV498