O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides.
As sementes são ricas em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
Constipação intestinal
As sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal.
Além disso, previne doenças intestinais pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias.
Saúde dos olhos
Fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.
Óleo de semente de abóbora e pele
Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.
Vermífugo natural
As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente.
A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.
Sistema imunológico
O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico.
Semente de abóbora e depressão
As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão.